Tica Empresarial 7S Final
Hoje sabemos que questões como o consumo responsável e a sustentabilidade estão em voga e é notória a importância que a sociedade tem dispensado a estas questões, já que, cada vez mais a decisão de compra e consumo das pessoas estão baseadas nas políticas implementadas e divulgadas pelas empresas, onde a postura adotada por estas empresas perante às questões sociais será um fator crucial para que as mesmas se destaquem no mercado.
Neste contexto, observamos o surgimento crescente da preocupação ou interesse das organizações com a ética empresarial. Esta preocupação existe não só em relação ao público externo (sociedade) como também em relação ao público interno da empresa (colaboradores).
Hoje as empresas tem a consciência de que a ética por si só não é condição para um bom negócio, mas que, sem dúvida ao longo do tempo, o propicia. Foi esta tomada de consciência que fez as organizações voltarem os seus esforços para o desenvolvimento do código de ética empresarial. Podemos evidenciar também outros motivos para esta tomada de decisão, tais como:
Urgência na recuperação da credibilidade da empresa;
Percepção da responsabilidade social como fator de sobrevivência no mercado;
Preocupação com a construção de uma sociedade mais inclusiva;
Percepção de que a responsabilidade, a longo prazo, constitui um fator importante para o incremento dos ganhos;
Mudança da concepção da empresa:
Antigamente = Homens sem escrúpulos, movidos à ganância e ao lucro.
Atualmente = instituição