Aula 3 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
UNIDADE DESCENTRALIZADA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
DA UFSM EM SILVEIRA MARTINS
HEPATITE A
VANUSA DE SOUZA LOPES
03 DE ABRIL DE 2015
CAMPUS SILVEIRA MARTINS
INTRODUÇÃO
As doenças transmitidas por alimentos (DTAs) são causadas pela ingestão de alimentos ou bebidas contaminadas, são infecções causadas por bactérias, toxinas, vírus, parasitas, produtos químicos ou físicos presente nos alimentos. Essas infecções tanto podem afetar a saúde de uma pessoa quanto a de um grupo quando ingerido um mesmo alimento ou água contaminada. Dentre várias DTAs neste trabalho se destaca a HEPATITE A.
HEPATITE A
A Hepatite A, também conhecida como hepatite infecciosa é um vírus RNA, uma doença aguda do fígado (causada pelo vírus hepatite A-HAV), podendo também se desenvolver no estomago e no intestino.
Sua transmissão é feita por alimentos mal-preparados e água contaminada por fezes contendo o vírus (transmissão fecal-oral), também por presença de fômites (qualquer objeto inanimado ou substancia capaz de absorver, transportar organismos contagiantes ou infecciosos como germes ou parasitas de um individuo a outro).Geralmente ataca a população infantil, os países mais pobres, podendo ocorrer epidemias.
O diagnóstico da hepatite A é feito pelo exame de sangue IgM e IgG, que são anticorpos que o organismo produz quando entra em contato com algum tipo de micro-organismo invasor, o IgM indica infecção aguda e o IgG indica cura, permanecendo por toda vida e protegido contra novas infecções.
Os sintomas da hepatite A são: pele e olhos amarelados, febre, dor abdominal, náuseas, vômitos, falta de apetite, urina mais escura, cansaço, dor nas articulações, diarréia que se mantém durante um mês. Em 99% dos casos a cura e recuperação seguem após alguns dias de repouso, em 1% dos casos os sintomas podem ser muito grave, desenvolvendo a denominada hepatite fulminante (neste caso seria necessário o