Ti
Durante vários anos a TI foi considerada uma área responsável apenas por deixar os computadores e serviços tecnológicos funcionando. Em muitas empresas o setor de informática era considerada uma área que gerava gastos à instituição. Esse tratamento com a TI fez com que ela fosse considerada uma área sem muita influência aos negócios da empresa.
Com o passar dos anos, gestores perceberam a importância da TI para os negócios e surgiu a necessidade de dar mais atenção a esse setor. A partir dessa necessidade, metodologias foram desenvolvidas a fim de criar uma padronização na utilização da tecnologia da informação dentro da instituição.
Atualmente Cobit e ITIL são ferramentas essenciais que auxiliam os gestores no controle da tecnologia da informação dentro da empresa.
Cobit
O Cobit é um framework de muito sucesso na área de gestão de TI e, em 2012, sofreu mais uma atualização indo agora para sua versão 5. O Cobit 5 é o framework da ISACA (isaca.org) que auxilia a GRC (Governança, Riscos e Compliance) e tem a proposta de alinhar a TI com as regras de negócio da Instituição.
A utilização do Cobit 5 auxilia a empresa a criar valor para TI, equilibrando o investimento em recursos e os riscos organizacionais. O Cobit 5 atende as áreas funcionais de TI, os negócios da empresa e as partes interessadas. Empresas detodos os tamanhos, privadas ou públicas, podem utilizar o Cobit como framework para governança de TI.
Para garantir todas essas funcionalidades, esse novo framework se baseia em cinco princípios.
Reunir as necessidades dos stakeholders (parte interessada, ex.: gestores, gerentes, proprietários, fornecedores).
Cobrir a empresa fim-a-fim.
Aplicar um framework único e integrado.
Aplicar uma abordagem holística.
Separar a governança da gestão.
Através desses princípios o Cobit 5 consegue gerar vários benefícios à empresa, como: manter informações de alta qualidade para apoiar decisões de negócios; alcançar objetivos estratégicos e benefícios por