TI Software
Teste de Software
Podemos definir o Teste de Software como programas de testes que servem para fazer a verificação do funcionamento de um programa. Sabemos que os investimentos em testes são altos, porém as empresas de tecnologia precisam estar preparadas, pois ele é a base para qualidade do software e neste momento serão encontrados e documentados seus defeitos.
O teste de software tem como objetivo fazer a investigação sobre seus requisitos, para avaliar se o produto funciona como projetado.
Há um conflito quando se fala em testar software, pois Testar software não é somente executá-lo com a intenção de encontrar erros, existem várias atividades dentro deste planejamento que exige muito mais do que rodar um programa. É necessário o planejamento e controle, escolha das condições de teste, modelagem dos casos de teste, checagem dos resultados, avaliação de conclusão dos testes, geração de relatórios como também a revisão dos documentos.
Enganam-se quem pensa que a fase de testes deve ser implantada só no final, é necessário que os testes sejam iniciados o mais cedo possível, logo na fase da especificação, para que se tenha um acompanhamento completo durante seu desenvolvimento. Para garantir que os testes não sejam exaustivos são criadas técnica de testes.
Essas técnicas asseguram o funcionamento correto de alguns aspectos do software ou de uma unidade do software. Existem dois tipos de técnicas de teste de software: Teste de Caixa Branca ou baseado na estrutura, é o teste que tende a revelar erros que ocorrem durante a codificação do programa, essa técnica não determina o funcionamento correto da aplicação e sim da estrutura. Teste de Caixa Preta ou baseado na especificação, técnica de teste funcional que garante o cumprimento dos requisitos pelo sistema.
Contudo os estudos sobre Testes de software nos levam a crer que muitas empresas deixam esta fase importantíssima de lado, pois em uma pesquisa critica sobre