Analista de TI- Processos de Software
CAMPUS PONTA PORÃ - CPPP
UTILIZAÇÃO DO GOOGLE DOCS INTEGRADO À PLATAFORMA MOODLE NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA (RE)ESCRITA
PONTA PORÃ - MS
2014
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO DO SUL - IFMS
CAMPUS PONTA PORÃ - CPPP
ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
PONTA PORÃ - MS
2014
1. GOVERNANÇA DE TI - COBIT 4.1
Governança de TI (Tecnologia da Informação), é a liderança dos executivos e da alta direção, não somente a área de TI de uma empresa ou organização, consistindo em aspectos de liderança, estrutura organizacional e processos que garantam que a área de TI da organização suporte e aprimore os objetivos e as estratégias da organização. Ela é importante para garantir que a TI sirva como instrumento para sustentar e ampliar o negócio da organização.
O COBIT é um dos frameworks de governança de TI mais utilizados mundialmente. Nascido da experiência acumulada de anos, das melhores práticas aplicadas pelo mercado, por profissionais de centenas de organizações, é mantido pela ISACA, uma associação global de profissionais de auditoria e controle em sistemas de informação.
O COBIT (Control Objectives for Information and related Technology), em português, Objetivos de Controle para Informações e Tecnologia relacionada é um guia de boas práticas amplamente utilizadas no mercado, teste dirigido para a gestão de tecnologia de informação (TI). Mantido pelo ISACA (Information Systems Audit and Control Association), possui uma série de recursos que podem servir como um modelo de referência para gestão da TI, incluindo um sumário executivo, um framework, objetivos de controle, mapas de auditoria, ferramentas para a sua implementação e principalmente, um guia com técnicas de gerenciamento. A sua versão 4.1, tem de diferente das outras versões, por ter sido lançada em português no ano de