TI 2015
1 em 1 pontos
Resposta Selecionada:
ver com bom humor o desejo de rebeldia do ser humano.
c.
Pergunta 2
1 em 1 pontos
Leia o texto a seguir.
Novo rumo profissional
Mudança de emprego ou de área de atuação deve ser encarada como possibilidade de autodescoberta Vanessa Jacinto Pode ser um giro de 180 graus em outra direção ou uma mudança mais amena, para uma atividade relacionada à que você já executa. Não importa o tamanho do passo. Nem se você trocou estabilidade e um bom salário para investir num sonho. Ao longo da vida profissional, mais cedo ou mais tarde, todo mundo ensaia mudar de emprego ou de profissão em razão de novos projetos, desafios e insatisfações.
Esse momento normalmente acontece, segundo a psicóloga empresarial Márcia Coimbra, quando o profissional decide pautar sua trajetória no trabalho tendo em vista desejos pessoais. Além de trazer mais bemestar quando são efetivamente realizadas, as transições profissionais ainda podem ser encaradas como uma possibilidade de autodescoberta, de reconhecimento da própria identidade.
No livro Identidade de trabalho – Estratégias não governamentais para reinventar sua carreira, editado pela Havard Business School Press, Hermínia Ibarra, professora de
comportamento empresarial em Fontainebleau, na França, explica que, para ter satisfação, é preciso haver identificação com o trabalho. “Mas ela não é um tesouro escondido no fundo de cada um, esperando para ser descoberto. Ao contrário, é constituída de muitas possibilidades. Algumas tangíveis e concretas, outras definidas por coisas que fazemos e pelo meio onde vivemos, e outras que existem apenas na especulação de um futuro potencial e dos sonhos pessoais. É preciso estar sempre atento a tudo isso e de olho nas oportunidades”, afirma.
Na maioria das carreiras bemsucedidas, segundo a autora, sempre existe um processo de tentativa e erro, de aprender fazendo, em que a experiência