thompson
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
DISCIPLINA: FÍSICA MODERNA
PROFESSOR: GUILHERME JOSUÉ MACHADO
EXPERIMENTO DE THOMPSON
Alexandre Girelli Scodro
1) Descrever o equipamento utilizado para determinar a razão q/m:
O equipamento consiste em um tubo de raios catódicos envolvido por duas bobinas eletromagnéticas, de forma que o feixe de elétrons faz uma trajetória circular no êmbolo. Aplica-se uma corrente nas bobinas e uma tensão no tubo de raios catódicoa, criando um feixe de elétrons circular.
2) Descrever a metodologia utilizada para a determinação da razão q/m: Inicialmente foram feitas quatro medições variando tensão no tubo de raios catódicos e corrente elétrica nas bobinas eletromagnéticas. Após foi medido o raio formado pelo feixe de elétrons e calculado o campo magnético através da equação.
B = A figura abaixo mostra o que significa cada variável da equação:
Após obter-se o valor do campo magnético calcula-se a razão q/m através da equação: 3) Como podemos acelerar uma partícula carregada?
A força magnética não realiza trabalho sobre uma partícula carregada, ou seja, não lhe fornece energia, no entanto, altera a direção de seu movimento, confinando a partícula em regiões em torno das linhas de campo magnético aplicado. Quem realiza trabalho sobre os portadores de carga é a força elétrica, ou seja, a tensão aplicada no tubo de raios catódicos. Podemos concluir isso pela equação:
Logo, para acelerar uma partícula carregada basta aumentar a tensão aplicada.
4) No experimento como são obtidas as partículas carregadas (elétrons)? Através de duas placas metálicas ligadas a uma fonte de tensão elétrica. A placa ligada ao polo negativo é chamada de catodo e a outra, ligada ao polo positivo, é o anodo. Quando a tensão entre o catodo e o anodo fica bem elevada surge o feixe luminoso que sai do catodo e atravessa o tubo de raios catódicos.
5)