Thomas Khun
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS XI
THOMAS KHUN E OS PARADGMAS DA CIÊNCIA
THOMAS KUHN E OS PARADIGMAS DA CIENCIA
Trabalho realizado para avaliação parcial da disciplina de Filosofia e Ética do 1º semestre do Curso em Bacharelado em Administração, solicitado pelo professor Júlio César.
Serrinha - BA
2013
THOMAS KUHN E OS PARADIGMAS DA CIENCIA
BIBLIOGRAFIA
Thomas Samuel Kuhn nasceu em 18 de Julho de 1922, em Cincinnati, Ohio no Estados Unidos. Formou-se em física teórica em 1943, pela Universidade de Harvard. Recebeu desta mesma instituição o grau de Mestre em 1946 e o grau de Doutor em 1949, ambos na área de Física.
Após ter concluído o Doutoramento, Kuhn tornou-se professor em Harvard. Lecionou uma disciplina de Ciências para alunos de Ciências Humanas. A estrutura desta disciplina baseava-se em nos casos mais famosos da História da Ciência, pelo que Kuhn foi obrigado a familiarizar-se com este tema. Este fato foi determinante para o desenvolvimento da sua obra.
Em 1956 Kuhn foi lecionar História da ciência na Universidade da Califórnia, em Berkeley. Tornou-se professor efetivo desta instituição em 1961. Em 1964 tomou a posição de Professor M. Taylor Pyne de Filosofia e História das Ciências, na Universidade de Princeton. Em 1971 Kuhn foi lecionar para o MIT, onde permaneceu até terminar a sua carreira acadêmica.
Seu trabalho incidiu sobre história da ciência e filosofia da ciência, tornando-se um marco no estudo do processo que leva ao desenvolvimento científico.
Kuhn morreu em 17 de Junho de 1996, vítima de cancro (câncer).
PRINCIPAIS INFLUÊNCIAS
Alexandre Koyré – Historiador francês da ciência e da filosofia – História da ciência de tipo interpretativo, conceitual, filosoficamente informado – Renovador da visão sobre a Revolução Astronômica – Perspectiva intelectualista,