Fichamento Thomas S. Khun
1.Um paradigma se estabelece a partir de outro. Pagina 29: “’’...ciência normal’’ significa a pesquisa firmemente baseada em uma ou mais realizações cientificas passadas.” No livro, Thomas S. Khun mostra que os paradigmas científicos servem de base para novos paradigmas a serem estabelecidos posteriormente, caracterizando-se assim a ciência normal.
Página 30: “O estudo dos paradigmas, muitos dos quais bem mais especializados do que os indicados acima, é o que prepara basicamente o estudante para ser membro da comunidade científica determinada na qual atuará mais tarde. Uma vez que ali o estudante reúne-se a homens que aprenderam as bases de seu campo de estudo a partir dos mesmos modelos concretos, sua pratica subsequente raramente ira provocar desacordo declarado sobre pontos fundamentais.” Vários paradigmas estabelecidos por diferentes escolas e linhas de pensamento contribuem para a formação de um paradigma posterior soberano. A História da Ótica Física exemplifica isso, como mostram, principalmente, as páginas 31, 32 e 33.
2. Transformação de Teoria em Paradigma Diferentes escolas e linhas de pensamento podem conduzir suas pesquisas a diferentes caminhos, criando assim diferentes teorias em diferentes campos da mesma problemática. Todas as teorias são válidas, uma vez que, além de contribuir para a caminhada rumo ciência plena, uma teoria motiva a outra, seja através da concordância, seja através da competição. Porém, ao longo do caminho, as diferenças entre cada linha teórica são minadas ate o estabelecimento de um paradigma, como ocorreu com Benjamin Franklin e suas pesquisas elétricas. Págs 37 e 38.
3. O desaparecimento dos renegados
Pág. 39: “Quando, pela primeira vez no desenvolvimento de uma ciência da natureza, um indivíduo ou grupo produz uma síntese capaz de atrair a maioria dos praticantes de ciência da geração seguinte, as escolas mais antigas começam a