Think Small
William Bernbach nasceu em Nova York em 1911, judeu, tornou-se o maior publicitário do século 20, ao criar e conceber estilos de anúncios inovadores na publicidade contemporânea. Por trás de sua postura esperta, era um grande estudioso de literatura inglesa e de filosofia, seus melhores anúncios utilizavam-se de métodos de retórica.
O método de retórica que utilizava era concordar com uma “platéia” opositora e hostil, e depois de conquistar a confiança de todos mudava a opinião da maioria. Considerado um profissional organizado e disciplinado, nunca saia do trabalho depois das cinco da tarde, e sempre andava de paletó e gravata.
As principais agências dos EUA, concentravam-se na rua Madison em Nova York, porém, a agência de Bernbach foi a primeira a incluir judeus, italianos e negros em anúncios. Bernbach dizia: “Nada é mais danoso a um mau produto que a boa propaganda”.
Bernbach fundou junto com Mac Dane e James Doyle a agência Doyle Dane Bernbach, em 1949 , conhecida em todo mundo como DDB. A agência tornou-se famoso em todo mundo ao criar anúncios antológicos para a Volksvagem e para várias companhias do planeta, além de promover a imagem de Lyndon B. Johnson para a Casa Branca, em 1964.
No caso da Volkswagem, o Fusca, conhecido nos EUA como Bettle, não refletia o pensamento de status norte-americano, que em sua sociedade consumista valorizava o “maior” e os grandes carros. O Fusca era pequeno, acanhado e de origem nazista, um produto pronto a ser ignorado pelos norte-americanos.
Em 1959, a Volkswagem procurou a DDB para fazer um anúncio de lançamento do carro nos EUA. Bernbach criou um título não-convencional para o anúncio, o título era “Think small” (Pense pequeno), a ilustração do anúncio era um modelo do Fusca numa proporção pequena num fundo branco.
O título de Pai da Publicidade Moderna tem muito a ver com a sua visão sobre a criatividade. “Antes de Bill Bernbach, os catedráticos da publicidade acreditavam em