Think small
DISCIPLINA: ESTUDOS DISCIPLINARES II
“CONTEÚDO E EXPRESSÃO” EM UM TEXTO NÃO VERBAL, EM TERMOS DO PERCURSO DO OLHAR.
Aluno(s):
Vanessa Alves de Matos RA - 1213333
POLO
Barão Geraldo
2013
Think Small
Muito se fala nas agências de publicidade e comunicação sobre ser criativo, inovador, ousado. Analisando grandes campanhas que ajudaram a escrever a história do marketing e publicidade, percebemos que para causar impacto, mudar paradigmas é preciso apenas pensar diferente, valorizar os pontos positivos. Um dos exemplos mais citados nas aulas das faculdades de comunicação é a ousada campanha “Think Small” que a Volkswagen lançou nos anos 60. A missão era introduzir o fusca nos Estados Unidos – tarefa nada fácil.
O primeiro ponto foi que o fusca não era atraente em design nem tecnologicamente falando aos olhos americanos. Além do mais era uma ideia totalmente contrária à realidade norte-americana da época, o povo estava acostumado aos carros grandes, imponentes, representativos da vida de grande parte da população.
Nesse cenário começou a ser desenhada uma campanha que ia mudar definitivamente a forma de fazer propaganda no mundo. Bill Bernbach, um nova-iorquino criou a campanha “Think Small” (pense pequeno). A ideia da campanha era falar ao consumidor como a um amigo próximo, com humor e honestidade. A Volkswagen seguiu investindo em anúncios que sugeriam o fusca como o segundo carro da família e potencializavam seus diferenciais como facilidade de estacionar, a refrigeração a ar (no inverno americano a água dos radiadores congela), além da robustez do carro.
Falar de forma honesta podia parecer um tiro no pé, mas o humor e a atitude de tratar o consumidor caiu nas graças dos americanos. Frases como “It’s Ugy, But it gets you there” (É Feio, mas leva-o lá), “Lemon” (Limão), ou o anúncio que mostrava um Volkswagen quebrado seguido da palavra “Impossible”, causaram