Think Small
Curso de Letras / Inglês 2012
TRABALHO EM GRUPO – TG
2013
Análise semiótica da peça publicitária “Think small” da Volkswagen
Linha, imagem, forma, cores, ponto, espaço, texto verbal: tudo isso junto formando um discurso coeso, produz textos cuja carga semântica faz com que os leitores percebam sensações, sintam emoções e sejam modificados e influenciados, atendendo então a um determinado propósito comunicativo, que pode estar a serviço de interesses ideológicos ou mercadológicos do autor do texto ou da instituição que ele representa. Dessa mesma maneira buscaremos observar nesse trabalho como se dá esse processo de significações na peça publicitária “Think small” da Volkswagen, criada pela agência DDB em 1952 (Fig. 1).
Analisaremos a peça partindo do seu contexto sociocomunicativo, pois as escolhas dos elementos do texto multimodal são feitas a partir do contexto sociocultural dos interlocutores (ORMUNDO), para depois dissecar suas partes através da ferramenta de leitura semiótica, a Gramática do Design Visual de Kress e van Leeuwen (2006 apud SANTOS, ALMEIDA e MORAES).
Objetivos/Funções Sociocomunicativas Kress e van Leeuwen entendem que a “a Gramática Visual busca apoiar-se em dimensões contextuais de referência para dar conta da discussão dos dados em nível macroanalítico”(ALMEIDA, p. 306), pois “não se produz linguagem desarticulada com o local social de onde se fala” (ORMUNDO). Tendo isso em vista, poucos anos após o pós-Segunda Guerra Mundial os EUA viviam uma opulência econômica aliada a uma alta na taxa de natalidade - o babyboom desses anos-, ou seja, em 1950 as famílias tinham crescido e prosperavam, corroborando com o pensamento vigente “think big”, expressão informal que quer dizer ser ambicioso, em acordo com o “sonho americano”—o ideal de prosperidade aliado à democracia e à igualdade. A aquisição de bens de consumo duráveis como carros, eletrodomésticos e