Theodore Levitt
O autor destaca em seus estudos que o fenômeno da “miopia” ocorre porque, em um dado momento, as empresas acabam, primeiramente, se preocupando com os seus produtos, em vez de terem as suas atenções voltadas aos clientes. Esquecem de se preocupar com o seu público que é quem consome seu produto.
De acordo com Levitt, as grandes falhas administrativas tem sua raiz na crença de que uma empresa existe para fabricar produtos ou realizar serviços e isso é um grande erro. Toda e qualquer empresa, de todos as áreas e segmentos, existem com uma única finalidade: de atender as necessidades de seus clientes.
As organizações sofrem um enorme risco ao focar sua produção em torno de seu próprio produto, buscando torná-lo o melhor entre os de sua área e concentrando seus esforços em vender, a qualquer custo, a produção para o mercado. Ao invés disso, deveriam entender as reais necessidades deste mercado, através de práticas adequadas de marketing.
Uma administração pode ser falha por diversos motivos, entretanto, o artigo Levitt fala que a administração falha por não conhecer como deveria ser o seu negócio de forma a não perceber seu real objetivo. O foco deveria ser na satisfação das necessidades dos clientes, o que se determina em uma filosofia de orientação para o cliente e não para o produto. Um exemplo interessante foi o do setor de eletrônicos. Existe uma tendência, desse tipo de empresas, de acreditarem que produtos inovadores não necessitam de investimentos em ações de marketing ou comunicação, focando grande parte da verba em pesquisas, o que impacta nas verbas destinadas para ações de marketing. Desta maneira, os produtos acabam tendo uma visão