theo
APROVEITAMENTO MÉDIO (AM) do Aluno
Fórmula
onde:
: média das notas de todas as disciplinas cursadas pelo aluno, ponderadas pelos respectivos números de créditos aula e trabalho;
: média das médias de todos os alunos do curso;
S: desvio padrão das médias ;
NCV: número de créditos válidos (optativos e obrigatórios) obtidos pelo aluno para a conclusão do curso em que o aluno está matriculado;
T: total de créditos necessários para a conclusão do curso menos os créditos referentes aos dois últimos semestres ideais da grade curricular; e : pesos que satisfazem às seguintes condições: e .
A fórmula do Aproveitamento Médio utilizada para classificar os alunos tem dois componentes básicos: mérito acadêmico e proximidade de conclusão do curso.
O Conselho de Graduação definiu os valores = 0,4 e = 0,6, ou seja, será dado peso de 40% para o mérito acadêmico e de 60% para a proximidade de conclusão.
Mérito acadêmico
O indicador de mérito acadêmico utilizado é a média de todas as disciplinas cursadas pelo aluno (). Embora a média para aprovação em todos os cursos da USP seja 5, os métodos de avaliação não são os mesmos. Assim sendo, a simples consideração da média para uma classificação única de alunos de diferentes cursos pode gerar distorções, prejudicando (beneficiando) os alunos cujos cursos exibem médias relativamente menores (maiores). Decorre daí a necessidade de padronizar as médias dos alunos. Essa padronização leva inicialmente em conta a diferença entre a média de um particular aluno e a média de todos os alunos de seu curso: ; essa diferença é dividida pelo desvio padrão das médias dos alunos do curso: . O resultado final anula as diferenças de média e de dispersão das notas entre os cursos da USP, ou seja, torna os alunos comparáveis, independentemente das especificidades dos métodos de avaliação adotados em cada curso.