vidrarias laboratoriais
Exercícios aula pratica
1) Foram apresentadas as seguintes vidrarias e materiais durante a aula prática: provetas, balões volumétricos, buretas, pipetas graduadas e pipetas volumétricas, pêra, balança semi-analitica ou analítica digital.
2) O procedimento para manusear uma pipeta, consiste em colocar a pipeta na solução que se deseja medir de fazer a sucção através da pêra de borracha, mantendo sempre a extremidade abaixo do nível do liquido, caso contrário ao se fazer a sucção o liquido entrará em contato com a pêra. A sucção deve trazer o liquido um pouco acima ao traço de aferição e escoá-lo lentamente até o menisco (marco zero). Para escoar o liquido, deve-se colocar a pipeta em posição vertical com a ponta encostada na parede do recipiente, deixa-se escorrer o liquido e logo após 20 segundos retira-se a gota aderida a ponta da pipeta. Não se deve assoprar uma pipeta.
3) Coloca-se um prato sob a balança, logo em seguida a mesma necessita ser tarada (zerar o marcador), em seguida coloca-se o composto ou substancia a ser pesado, espera a balança definir o valor, após isso é so anotar os dados que foram transmitidos. Devemos tomar alguns cuidados ao se manusear um balança como por exemplo:
As mãos do operador devem estar sempre limpas e secas.
Durante as pesagens, as portas laterais devem ser mantidas fechadas.
Nunca adicionar ou retirar massas do prato sem antes ter travado a balança; retornar os pesos a zero e descarregar imediatamente a balança após a pesagem.
4) Vidraria TC= to contain; vidraria utilizada para conter um volume determinado, como balões volumétricos.
Vidraria TD= to deliver; vidraria utilizada para transferir determinados volumes, como pipetas e buretas.
5) Alguns dos erros mais comuns durante a medida de volume usando vidraria graduada são:
Leitura errada do menisco, necessário fazer a leitura observando na altura dos olhos.
Formação de bolhas no recipiente