The lost ship
Prof: Vinicios Sodré
Nome: Marcele de Souza Soares Turma:6º ano f
Trabalho de Ciências
Doenças relacionadas à água A falta de água potável e de esgoto tratado, facilita a transmição de doenças que provocam cerca de 30 milhões de mortes diárias no mundo. A maioria são crianças de classes mais pobres que morrem desidratadas, vítimas de diarréia causada por micróbios. Infelizmente, no Brasil, mais de 3 milhões de famílias não recebem água tratada e um número duas vezes maior não tem tratamento de esgoto. Calcula-se que o acesso à água limpa e ao esgoto reduziria em um quinto a mortalidade infantil. Estudos apontam para as doenças causadas pelas autas concentrações de nitrato e alumínio na água, tais como a metemoglobinemia e mal de Alzheimer, respectivamente. A qualidade da água de poço e de rede do bairro Parque Paulista, em Duque de Caxias, apresentam várias não conformidades com a Portaria 36/90: mais de 50% das amostras de água de poço apresentam contaminação por coliformes fecais; 31% apresentam níveis de nitrato acima do valor máximo permissivel; 100% apresentam concentrações de alumínio acima da norma. Essas não conformidades podem representar possiveis riscos à saúde da população. Outras doenças transmitidas por água contaminada são:
· Amebíase - É uma forma de disenteria provocada por um organismo microscópico chamado ameba. Uma das formas de transmissão se faz pela água contaminada com as fezes de indivíduo doente.
· Cólera - A cólera é uma doença que provoca, nas pessoas, vômitos, diarréia e desidratação. É causada por uma bactéria chamada vibrião colérico. Não se deve confundir esta doença com a raiva. Ela causa cólicas e, às vezes, o doente evacua sangue com as fezes. Ela provoca, também, a desidratação e o doente precisa tomar