Sustentabilidade nos transportes
O assunto a ser tratado no decorrer deste trabalho é a sustentabilidade de diversas maneiras, principalmente relacionadas aos meios de transporte que são prejudiciais ao meio ambiente. Mas o que é sustentabilidade de fato? Associa-se a mesma à preservação do meio ambiente, mas esta é uma compreensão incompleta. Sustentabilidade é muito mais do que cuidar do planeta para que seus recursos não sejam escassos.
Hoje em dia, a conscientização está cada vez maior, porém ainda não o suficiente. As empresas e os indivíduos se viram obrigados a tomar algumas atitudes após inúmeras cenas lamentáveis que vêm ocorrendo com a natureza.
Entre os diversos assuntos que a sustentabilidade engloba, daremos ênfase a um dos mais consideráveis e importantes: os danos causados pelo excesso de veículos nas ruas.
O setor automotivo é um dos que mais têm crescido no Brasil, sofrendo muitas alterações em sua composição nas indústrias, onde já inicia o processo de liberação de gases poluentes.
A necessidade de conforto das pessoas junto ao incentivo da mídia, é o que motiva o crescimento absurdo da quantidade de carros nas grandes cidades, principalmente em São Paulo, gerando graves problemas socioambientais que serão citados no decorrer do trabalho. Outro grande contribuidor que podemos mencionar é o transporte público precário, que não apresenta boas condições de competir com o privado.
Esse trabalho tem por objetivo definir sustentabilidade, mostrar sua importância, bem como tratar das plausíveis soluções que diminuirão estes impactos vindos dos veículos automotores.
Capítulo 1: A evolução dos meios de transportes
A palavra ‘transporte’ vem do latim trans (de um lado a outro) e portare (carregar). Podemos dizer que o transporte é o movimento de pessoas ou coisas de um lugar para outro.
1. Transportes Privados
1.1 Automóveis
O início vem com a invenção da roda, quando surgiram carroças puxadas por animais, cavalos e bois.