PRINCIPAIS TIPOS DE TRANSPORTES NO SETOR DE PETRÓLEO E DERIVADOS VISANDO A SUSTENTABILIDADE
I. INTRODUÇÃO 7
1.1 Petróleo do Pré-Sal 10
1.2 Derivados do Petróleo 16
II. TRANSPORTE DE PETRÓLEO E DERIVADOS 24
2.1 Panorama geral dos Transportes e Fontes de energia 24
2.2 Transporte Rodoviário e Ferroviário 30
2.3 Transporte Marítimo 34
2.4 Transporte por Oleodutos 37
III. POLUIÇÃO AMBIENTAL 41
3.1 Cronograma dos grandes desastres ambientais 41
3.2 Prevenção e controle da poluição 43
3.3 Limpeza dos ambientes contaminados 45
3.4 Transporte e desenvolvimento sustentável 46
IV. LEGISLAÇÃO 48
4.1 Legislação internacional 50
4.2 Legislação brasileira 53
V. CONCLUSÃO 57
VI. REFERÊNCIAS 58
VII. LISTA DE FIGURAS 60
VIII. LISTA DE TABELAS E QUADROS 60
I. INTRODUÇÃO
Petróleo ou óleo cru é uma mistura de hidrocarbonetos com aspecto oleoso, inflamável, menos densa que a água, com cheiro característico e de cor variando entre o negro e o castanho escuro1.
O interesse econômico pelo petróleo começa a crescer nos primeiros anos do século XIX, ao ser utilizado como fonte de energia, substituindo o gás produzido pela destilação do carvão vegetal, na iluminação pública. Esta função continua até 1880, quando Thomas Edison conseguiu sistematizar e desenvolver o conhecimento da energia elétrica, superando qualquer outra fonte de iluminação. Com isso, o interesse comercial pelo combustível fóssil diminuiu bastante, voltando apenas no final do século XIX, com a invenção dos motores a gasolina e a diesel e sua expansão até os dias atuais2.
Os Estados Unidos foram o país que liderou o processo de aprendizagem científica da indústria do petróleo. A maior parte dos fundamentos científicos globais necessários ao uso e exploração do petróleo nasceram de estudos e pesquisas de exploradores norte-americanos3.
No entanto, todo esse avanço foi suficiente para viabilizar a exploração do óleo no Brasil, onde tardiamente foi encontrado o petróleo, no final de 1960, porque a maior parte das reservas