Teoria adm
Segundo Bernardes (2003) o planejamento pode ser divido em três níveis: estratégico, tático e operacional. Sendo assim cada nível do planejamento corresponde a diferentes processos, pois cada um corresponde e a uma etapa diferente do planejamento e também ocorrem em áreas diferentes nas organizações. Ainda segundo Bernardes (2003):
1. Planejamento Estratégico: é realizado no nível institucional das empresas, é projetado para longo prazo, e envolve a organização como um todo. Deve entender que não é aplicável a multinacionais ou corporações, e sim é valido para qualquer tipo de organização, desde ajustado a cada uma conforme suas necessidades. Esse nível do planejamento visa o crescimento das vendas, aumento dos lucros, porém não se limita a isso também é viável para vender a empresa, comprar outra e reduzir custos de produção.
2. Planejamento Tático: é realizado no nível intermediário da organização, com base no plano estratégico decidido no nível institucional da, esse nível de planejamento é realizado em uma área especifica da empresa, ou seja voltado aos departamentos, é projetado a médio prazo. Nesse tipo de planejamento cada departamento deve interpretar as decisões estratégicas, convertendo em planos mais detalhados e adaptando ao seu departamento. Esse tipo de planejamento visa à utilização eficiente dos recursos disponíveis para a realização dos objetivos já previamente estabelecidos.
3. Planejamento Operacional: é realizado no nível operacional das organizações, ou seja, na linha de produção, é projetado em curto prazo, cuidam para que sejam executadas as tarefas e operações de acordo com os padrões estabelecidos no nível tático, ou seja, é voltado para eficiência dos procedimentos.
Na imagem abaixo temos exemplos de planejamento nos três níveis da organização:
Destacando sempre que o planejamento é um processo permanente e contínuo, sempre visando melhores resultados nas organizações.
FUNÇÃO ADMINISTRATIVA