TGA
A Teoria do Desenvolvimento Organizacional (DO) surgiu a partir de 1962.
DO representa as mudanças que ocorrem dentro de uma organização. Trata-se de Teoria aberta, democrática e participativa.
Traz a premissa de que as organizações devem se voltar mais às pessoas do que às técnicas e recursos para conseguir uma maior capacidade de realizar as mudanças necessárias.
Os especialistas em D.O são comportamentalistas:
“Uma organização é a coordenação de diferentes atividades de contribuintes individuais com a finalidade de efetuar transações planejadas com o ambiente".
As contribuições de cada participante para com a organização variam em função das diferenças individuais, do sistema de r recompensas e contribuições percebidas.
A cultura organizacional são crenças e valores, tradições e hábitos. São interações de relacionamentos sociais típicos de cada organização.
Sofre alterações ao longo do tempo, dependendo de condições internas ou externas.
O clima organizacional constitui o meio interno de uma organização, a atmosfera psicológica característica em cada organização.
O clima pode ser saudável ou doentio, pode ser quente ou frio, pode ser negativo ou positivo, satisfatório ou insatisfatório, dependendo de como os participantes se sentem em relação à sua organização.
a) adaptabilidade - capacidade de resolver problemas e de reagir de maneira flexível às exigências mutáveis e inconstantes do meio ambiente.
b) senso de identidade - conhecimento e a compreensão do passado e do presente da organização, e compreensão e compartilhamento dos objetivos da organização por todos os seus participantes
c) perspectiva exata do meio ambiente -uma percepção realista e a capacidade de investigar, diagnosticar e compreender o meio ambiente;
d) integração entre os participantes, de tal forma que a organização possa se comportar como um todo orgânico.
Explique conforme seu entendimento o que é Cultura Organizacional.
2) O que são os