Tga
1. O que significa a expressão “senso comum”?
R: É a maneira de o homem interpretar o universo, o mundo, as organizações e a si mesmo. É fruto da busca empírica do homem para solução de seus problemas cotidianos.
2. E, ciência? O que você entende por ciência?
R: A ciência é fruto do estudo, da meditação articulada e coordenada com relação a determinado objeto ou campo da ação humana.
3. É possível, então, afirmarmos que a técnica, como materialidade do conhecimento científico, é a pura aplicação para solução de problemas da sociedade, representando o mesmo significado para ciência básica e ciência aplicada?
R: Não, a técnica da ciência básica é diferente da técnica da ciência aplicada. A técnica é fruto da ciência.
4. Qual o significado da palavra “teoria”? Como se dá a sua construção? E quem a empreende?
R: A teoria é fruto da pesquisa, na confrontação e testagem dos fatos a partir das suas hipóteses estruturantes. Ela, portanto, é derivada de esforço articulado e continuado da pesquisa. O agente de sua condução é o cientista ou teórico.
5. O que significa paradigma?
R: Ele é um conjunto de premissas que estabelecem limites e proporcionam orientação para tomar decisões e resolver problemas dentro desses limites, bem como para julgar, perceber e interpretar fatos.
6. Mas afinal, o que é administrar? E o que é uma organização?
R: Corresponde ao processo de trabalhar com as pessoas e com os recursos que a integram, tornando possível o alcance dos seus objetivos. Uma organização consiste em um arranjo sistemático de duas ou mais pessoas que cumprem papéis formais e compartilham de um objetivo comum.
7. Por que exatamente devemos estudar a transformação do pensamento administrativo?
R: A perspectiva histórica interessa particularmente aos administradores, já que se configura como uma forma de pensamento baseada na busca de padrões e na determinação de sua repetição através dos tempos.
8. Qual a contribuição de