G1 Aventura Sociol Gica
Ao passo que em Londres se analisava a multidão com vistas ao aspecto econômico, em Paris a observação da coletividade constituía-se essencial ao viés político. A pobreza e a violência constituíam a maior preocupação do governo londrino, pelo que foram criadas as chamadas “workhouses” objetivando diferenciar o ‘homem pobre’ do ‘vagabundo’. Já na capital francesa, a preocupação estava voltada ao surgimento de um movimento revolucionário nos seios da sociedade, de sorte que se mostrou necessário o mapeamento dos costumes e cotidiano dos pobres para que fosse possível evitar a revolução.
Nesse sentido, a observação da multidão foi utilizada como ferramenta para a compreensão dos costumes e hábitos sociais das populações londrina e parisiense. E é daí que surge a sociologia, desse momento histórico em que há a fundamentalidade de compreender o indivíduo no meio social, já que as forças impessoais (multidões, coletividade) ficam evidentes nessas grandes cidades.
2 – QUESTÃO SOBRE O TEXTO HOMO HIERARCHICUS
Sobre a apercepção sociológica.
A apercepção sociológica é a percepção consciente, por parte do indivíduo, da grande influência que a sociedade exerce sobre ele. Apercepção esta que atua, nitidamente, contra a visão individualista do homem. Consoante exposto por Louis Dumont em seu texto, “a consciência individual provém do adestramento social”. O indivíduo já age com uma ideia na cabeça, e, mesmo quando produz novos pensamentos, já o faz guiado por categorias impostas pela sociedade. Se retirado o material social do indivíduo, ele não será nada mais que uma virtualidade de organização pessoal.
3 – QUESTÃO SOBRE O TEXTO DO FOUCAULT – A VERDADE E AS FORMAS JURÍDICAS
Sobre as instituições disciplinares, ou algo do gênero.
Vivemos em uma sociedade onde reina o panoptismo. O panoptismo é a forma de poder que se exerce