TGA - analise SWOT
Tecnicista e cientificista: são as explicações baseadas na ciência e na técnica e que são tomadas como verdades absolutas.
Absolutização: refere-se à crença nas verdades e no poder da ciência e da técnica como uma nova religião, com seus deuses, sua liturgia, seus tributos e sua adoração.
Ideologia subjacente: são os reais motivos (razões) que movem uma ação humana, ou seja, ideais e valores que não aparecem claramente para as grandes massas.
Práxis científica: é uma expressão filosófica e quer dizer ação junto da reflexão.
Dogmatismos: é uma espécie de fundamentalismo do senso comum. Os dogmas expressam verdades talvez não certas, indubitáveis e não sujeitas a qualquer tipo de revisão ou crítica.
Bens de produção: são todos aqueles bens que dão origem ao lucro, além do trabalho das massas operárias. Ex: fábricas e a terra.
Tecnocracia: é o poder e o governo dos que detém a tecnologia. São estes que se beneficiam dos ganhos das grandes descobertas científicas.
Interdisciplinaridade: é a integração de dois ou mais componentes curriculares na construção do conhecimento. Ela busca conciliar os conceitos pertencentes às diversas áreas do conhecimento a fim de promover avanços como a produção de novos conhecimentos ou mesmo, novas sub-áreas.
Multidisciplinaridade: é um conjunto de disciplinas a serem trabalhadas simultaneamente, sem fazer aparecer as relações que possam existir entre elas, destinando-se a um sistema de um só nível e de objetivos únicos, sem nenhuma cooperação. A multidisciplinaridade corresponde à estrutura tradicional de