Limite de liquidez e Plasticidade
O Limite de Liquidez (wL) é definido como a umidade abaixo da qual o solo se comporta como material plástico; é a umidade de transição entre os estados líquido e plástico do solo. Experimentalmente corresponde ao teor de umidade com que o solo fecha certa ranhura sob o impacto de 25 golpes do aparelho de Casagrande. Através dos resultados obtidos no experimento, monta-se um gráfico onde as ordenadas (em escala logarítmica) são os números de golpes e as abcissas (em escala aritmética) são os teores de umidade correspondentes e ajustar uma reta pelos pontos obtidos.
O limite de Plasticidade (WP) é tido como o teor de umidade em que o solo deixa de ser plástico, tomando-se quebradiço; é a umidade de transição entre os estados plásticos e semi-sólido do solo. Em laboratório e wp é obtido determinando-se o teor de umidade no qual um cilindro de um solo com 3mm de diâmetro apresenta-se fissuras. O índice de plasticidade dos solos deve ser obtido utilizando-se a equação 01:
IP= LL – LP (01)
Onde:
IP= Índice de plasticidade
LL= Limite de liquidez, determinado de acordo com a NBR 6459
LP= Limite de plasticidade
A obtenção dos limites de consistência (ou limites de Atterberg) do solo permite estimar, através da Carta de Plasticidade, suas propriedades, principalmente no tocante a granulometria e compressibilidade.
2-DESENVOLVIMENTO
Os limites de Atterberg ou limites de consistência são um método de avaliação da natureza de solos criado por Albert Atterberg. Através duma série de testes e ensaios é possível definir o Limite de liquidez, o Limite de plasticidade e o Limite de contração de um solo.
Se pegar uma amostra de solo e nela conter muita água, se você inverter ela na mesa, essa água vai esparramar na mesa, no formato na mesa. Se você começar a secar esse solo ele passar do estado liquido para o estado plástico. Estado plástico é aquele estado que você consegue moldá-lo, fazer forma nele. Se continuar secando esse solo, nessa