Relatório variaçao de entalpia e entropia
A termodinâmica está baseada em experimentos nos quais a energia é transformada de uma forma para outra e transferida de um lugar a outro. A região na qual estamos interessados, tal como um recipiente com um gás, um copo de água ou uma mistura reacional, é chamada de sistema. Um sistema pode ser aberto, fechado ou isolado, o sistema aberto pode trocar de energia e matéria com as vizinhanças, um sistema fechado tem uma quantidade fixa de matéria, mas pode trocar energia com as vizinhanças, já o isolado não tem contato com as vizinhanças .
A propriedade fundamental em termodinâmica no sentido que fornece uma base para a definição de seu principal conceito é o trabalho onde este é a transferência de energia para um sistema por um processo que é equivalente ao aumento ou ao abaixamento de um peso, a energia interna de um sistema pode ser mudada pela realização de trabalho. A energia interna de um sistema pode também ser alterada pela transferência de energia de ou para as vizinhanças como calor. Calor é a energia transferida como resultado de uma diferença de temperatura. A energia flui como calor de uma região de temperatura alta a uma região de temperatura baixa. Um processo que libera calor para as vizinhanças é chamado de processo exotérmico, um processo que absorve calor das vizinhanças é chamado de processo endotérmico.
Entalpia: uma variação na entalpia de um sistema é igual ao calor liberado ou absorvido a pressão constante, quando transferimos energia a um sistema a pressão constante como calor, a entalpia do sistema aumenta, quando a energia deixa um sistema a pressão constante como calor, a entalpia do sistema diminui, podemos então dizer que a entalpia de um sistema, uma propriedade de estado, é uma medida da energia do sistema que está disponível como calor a pressão constante, para um processo endotérmico, ∆H maior que 0; para um processo exotérmico, ∆H menor que 0.
Entropia: a medida da desordem é a entropia, S. baixa entropia