TG Tipos De Narra O
A leitura de textos de ficção implica em um desligamento temporário da realidade concreta, e na assimilação e aceitação de uma realidade imaginária. O trabalho do escritor é desenvolver essas realidades imaginárias de forma verossímil e coerente, para que elas façam sentido dentro do contexto da história.
Para isso, o escritor precisa estar consciente das suas escolhas quanto aos modos de narração, que consistem em uma série de decisões em relação à estrutura da história e da organização do enredo. NARRADOR
O narrador é quem conta a história. Ele pode fazer isso a partir de quatro pontos de vista diferentes: primeira pessoa, segunda pessoa, terceira pessoa e ponto de vista alternado. O narrador pode ser um personagem da história ou pode ser o próprio escritor.
A escolha do ponto de vista determina o conhecimento do narrador sobre a história e a forma como ele vai apresentar informações para o leitor ao longo do texto.
Primeira-pessoa (eu)
O narrador é um personagem participante da história. Esse narrador, que pode ou não ser o protagonista, compartilha seus pensamentos e emoções durante a história, mas não conhece (e portanto não pode compartilhar) os pensamentos e emoções de outros personagens. A narrativa na primeira-pessoa aprofunda o conhecimento do leitor sobre o personagem-narrador, já que mostra muito sobre sua personalidade através da forma como ele escolhe narrar os acontecimentos do enredo. O foco da narrativa na primeira-pessoa é influenciar o leitor a interpretar a história a partir do ponto de vista deste personagem.
Segunda-pessoa (você)
O narrador reconhece a existência do leitor referindo-se a ele diretamente ou mesmo o tratando como um personagem que deve aceitar seu papel na história passivamente. O foco da narrativa na segunda-pessoa é permitir que o leitor se sinta fazendo parte da história, diminuindo a distância entre ele e o narrador.
Terceira-pessoa (ele)
Nesse ponto de vista, o narrador não participa da história, mas