TG CVD 09 FINAL 2010 11 19 TEXTO
Com o crescimento da urbanização e o aumento significativo das grandes metrópoles as áreas permeáveis vêem diminuindo e conseqüentemente suas áreas verdes também são reduzidas. Uma alternativa para se aumentar as áreas verdes das cidades é a utilização das coberturas das edificações para se plantar gramíneas, flores e vegetais dos mais variados. Este tipo cobertura pode ser chamado de telhado verde (Green Roof) e promove os seguintes benefícios para o ambiente, conseqüentemente para população e a cidade:
Melhora o aspecto paisagístico;
Melhora o isolamento térmico da edificação;
Diminui as ilhas de calor;
Melhora a qualidade do ar;
Melhora o nível de umidade;
Auxílio na diminuição da ocorrência de enchentes.
O presente trabalho aborda o uso de plantas em telhados na região de São Bernardo do Campo/SP, que será avaliado o desempenho deste sistema com relação à retenção de águas pluviais. O telhado verde é um sistema construtivo que pode ser adaptado para os mais variados tipos de edificações, representando uma inovação tecnológica na indústria da construção civil que está abordando cada vez mais soluções sustentáveis.
2. OBJETIVO
O trabalho tem por objetivo estudar e analisar o emprego do telhado verde levando em consideração suas vantagens e desvantagens, avaliando o comportamento do telhado com relação aos períodos de retenções da águas pluviais, através de diversas simulações de intensidades de chuvas sobre um protótipo do mesmo.
3. JUSTIFICATIVA
A implantação do telhado verde proporcionará um ganho tanto para a população quanto para o Meio Ambiente. Com a implantação do telhado verde na edificação, esta estará contribuindo com algumas vantagens construtivas e ambientais em relação a outros sistemas de coberturas convencionais. Esta é uma tecnologia já bem difundida na Alemanha desde a década de 70, e que vem apresentando resultados positivos como elemento de interação da construção com o ambiente