TG ATIVIDADES
Aluno(s):
Renata Narcisa de Oliveira - RA 1309397
Elizandra Apª Zamboto Pereira – RA1308535
Suelen Cristina de Souza – RA 1308703
Karine Apª Casamassa – RA 1314759
Lenira Franceschetti – RA 1335479
POLO
SOCORRO - SP
2015
1ª ATIVIDADE:
Na frase “você sabe com quem está falando?”, Cortella traz uma reflexão do que fazemos e porque fazemos, quando nos achamos melhores do que os outros.
Pensa-se que esta foi uma maneira dele dizer que somos todos iguais, diante de qualquer situação e nos tornamos melhores à medida que percebemos que não estamos sozinhos, que não sabemos tudo, que dependemos dos outros para viver, que quando resgatamos a caridade e humildade vivemos melhor e em harmonia com os outros.
Precisa ser resgatada a humildade na sociedade, resgatar o sentido de coletividade, deixando de ser demasiadamente soberano, achando que sabe de tudo, e dar lugar à humildade e caridade. Porque a coisa mais inteligente para um homem ou mulher é não fingir que sabe, e saber que realmente não sabe, mas que precisa aprender com os outros.
“Nascer sabendo é uma limitação porque obriga a apenas repetir e, nunca, a criar, inovar, refazer, modificar. Quanto mais se nasce pronto, mais refém do que já se sabe e, portanto, do passado; aprender sempre é o que mais impede que nos tornemos prisioneiros de situações que, por serem inéditas, não saberíamos enfrentar.” (Mario Sergio Cortella)
2ª ATIVIDADE:
O ser humano diferencia-se de outros animais, porque age com racionalidade, tem grande capacidade mental e habilidades para produzir objetos e adquirir conhecimentos. Ele é capaz de pensar, agir, questionar, criar.
A escola, por sua vez, é o segundo lugar mais importante na vida do aluno, porque o auxilia a buscar sua identidade e a entender o que é ser humano. Os alunos com suas diferenciações comportamentais e culturais faz com que a escola promova relações em que deixa de ser apenas um campo para conhecimento, levando-os a despertar seus potenciais como