Teóricos do Behaviorismo
1849-1936
Ivan Petrovich Pavlov nasceu na cidade de Ryazan, região central da Rússia, e era o mais velho dos 11 filhos de um pastor. Sendo o irmão mais velho de uma família tão numerosa, teve de desenvolver bem prematuramente o senso de responsabilidade e a disposição para trabalhar muito, mantendo essas características por toda a vida. Matriculou-se no seminário com a intenção de se tornar pastor, mas, depois de ler a teoria de Darwin, mudou de ideia. Disposto a frequentar a universidade em São Petersburgo para estudar a fisiologia animal, Ivan Petrovich Pavlov viajou centenas de quilômetros a pé.
Com a formação universitária, Ivan Petrovich Pavlov passou a fazer parte de um grupo de intelectuais, a intelligentsia, uma classe emergente na sociedade russa, diferente das outras classes, ou seja, distinta da aristocracia e do campesinato.
O Condicionamento Clássico é também conhecido por condicionamento de Pavlov e foi proposto por ele numa experiência com cães. A ideia é que depois de certo numero de ensaios o cão fizesse algo que não fazia antes, ele teria aprendido alguma coisa. É curioso que esta investigação deixou Pavlov mais conhecido que seu prémio Nobel recebido em 1904.
Inicialmente era apresentando um alimento ao cão, ele salivava. Depois era apresentado um som, o som de um metrónomo, a resposta ao som era aleatória. Em seguida era apresentado o som seguido do alimento, depois de muitos ensaios ao ser apresentado o som o animal já salivava, o que não fazia antes. O trabalho de Ivan Petrovich Pavlov sobre a aprendizagem ajudou a transferir a ênfase da visão tradicional do associacionismo - das ideias subjetivas para os eventos psicológicos quantificáveis e objetivos, tais como a secreção glandular e o movimento muscular. Como consequência, o trabalho de Ivan Petrovich Pavlov proporcionou a Watson o método pra estudar e tentar controlar e modificar o comportamento.
John Broadus Watson
1878- 1958
Psicólogo