O Behaviorismo E O Trabalho
O BEHAVIORISMO E O TRABALHO
O BEHAVIORISMO E O TRABALHO
RESUMO
O trabalho tem como objetivo entender o Behaviorismo, como história, conceitos teóricos e como esta filosofia impactou os estudos comportamentais, especialmente ficando-se no meio corporativo, estudando e entendendo os impactos e benefícios que esta abordagem trás aos colaboradores de uma organização.
Palavras-chaves: Comportamento, Behaviorismo Radical, Trabalho.
SUMÁRIO
RESUMO 3
SUMÁRIO 4
INTRODUÇÃO 5
1. O BEHAVIORISMO 5
1.1 A História do Behaviorismo 6
1.2 Os Tipos de Behaviorismo 6
1.2.1 Behaviorismo Clássico 6
1.2.2 Behaviorismo Radical 7
1.2.3 Behaviorismo Metodológico 7
2. O BEHAVIORISMO NO TRABALHO 7
CONCLUSÃO 9
BIBLIOGRAFIA 10
INTRODUÇÃO
O Behaviorismo é um conjunto de teorias e conjecturas que estudam o comportamento humano pela Psicologia. Tendo o comportamento humano como objeto de estudo, busca entender o mesmo de forma funcional, racional e orgânica a forma dos seres vivos se comportarem no ambiente ao seu redor e com outros seres. Além disso, o behaviorismo rejeita o metafísico ou aspectos filosóficos, mas sim através de comportamentos objetivos que podem ser observados. Essa linha da psicologia se opõe ao funcionalismo e estruturismo.
Tendo em mente essa linha de pensamento, este trabalho tem como objetivo analisar a forma com que o Behaviorismo impactou a forma de trabalhar dos profissionais do mercado de trabalho. Como os tipos de behaviorismo são capazes de influenciar gestores sem sua liderança, bem como os próprios profissionais em seu dia-a-dia de trabalho.
1. O BEHAVIORISMO
De acordo com Baum (2005), o Behaviorismo