AFINAL O QUE LITERATURA
Campus Engenheiro Coelho
Letras – Habilitação em Língua Portuguesa
Aluna: Fabielli Frattini Soares
RA: 79409
Disciplina: Metodologia do Ensino de Literatura
Professor: Walter Mendes
Fonte: ZAPPONE, Mirian Hisae Yaegashi & WIELEWICKI, Vera Helena Gomes. “Afinal, o que é Literatura?” IN: “BONNICI, Thomas & ZOLIN, Lúcia Osana (org.). “Teoria Literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas.” 3.ed. Maringá: Eduem, 2009, págs. 19-30.
AFINAL, O QUE É LITERATURA?
Apontamentos parte I e II
Quando pensasse em Literatura o nome de muitas obras famosos vem à tona. A associação da literatura com obras, autores, rimas, estrofes é tão comum e natural que o conceito de literatura já misturar-se com um pouco de tudo isto.
Desta forma a literatura torna-se um objeto, um fato concreto, tão natural que ninguém questiona.
O conceito de literatura constrói-se sobre um processo que é social e histórico e ao fato de associar conceito e descrição.
Na segunda metade do século XVII a literatura ganha uma ideia mais moderna, tida como uma arte particular, diferenciada da música, da pintura, da arquitetura, ou seja, como uma categoria específica de criação artística que resulta num determinado conjunto de textos.
Por volta do XV à XVIII a literatura existia mas, não se fazia literatura, ela era mais um atributo de alguém que era capaz ler e que havia realizado leitura.
Literatura relacionava-se à capacidade de ler e de possuir conhecimento, erudição e ciência.
A literatura não designava uma produção artística.
A literatura abarcava tanto o conhecimento dos indivíduos sobre vários ramos do saber, da gramática à filosofia, da filosofia à matemática, quanto ao amplo conjunto dos textos que propiciavam esse conhecimento.
No final do século XV a literatura passou a ser adquirida de forma mais específica através dos textos impressos.
Como muitas pessoas, nesta época não sabiam ler, a literatura era um atributo de poucos.
Ela