Portugues
Pedro Leone da Costa Filho
Moju-PA
2012
Universidade do estado do Pará – UEPA
Curso de Letras
Aluno: Pedro Leone da Costa Filho
Afinal, o que é Literatura?
ZAPPONE, Mirian Hisae Yaegashi.; WIELEWICKI, Vera Helena Gomes. Afinal, o que é literatura? In: BONNICI, Thomas; ZOLIN, Lúcia Osana (Orgs.). Teoria literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. 3. ed. rev. e ampl. Maringá:
EDUEM, 2009. p. 19-30.
Este capitulo explica diretamente o que é a Literatura e qual seu propósito. Bastante eficaz para alunos do ensino médio e universidades pelos alunos do curso de Letras.
Quando pensamos em Literatura, imediatamente associamos à nomes de obras arroladas há muito tempo atrás como Os lusíadas, de Camões, no Dom Casmurro, de Machado de Assis em muitos outros.
Williams (1979) comenta, ao falar desses processos de associação e descrição, “esse é um sistema de abstração poderoso, e por vezes proibitivo, no qual o conceito de ‘literatura’ é ativamente ideológico” (WILLIAMS, 1979, p.51).
A ideia moderna sobre literatura, a compara como uma arte particular, diferenciada da música, da pintura enfim como uma categoria específica que resulta num determinado conjunto de testos só veio a ser formulada a partir da segunda metade do século XVIII e desenvolvida, de forma ais completa no século XIX.
Entre os séculos XV e XVIII, não se fazia literatura, mas se tinha literatura, ela era mais um atributo de um individuo que tinha acesso ao conhecimento , erudição e ciência. Literatura não era considerada uma produção artística, e sim á característica do indivíduo por ter acesso sobre vários ramos do saber.
Já no século XVIII, surgiram as primeiras mudanças no conceito do uso da literatura como “conhecimento” para um ideia de “gosto” ou “sensibilidade”, embora permanecessem resíduos do significado anterior. Nessa mesma época começam a surgir as primeiras literaturas nacionais, a partir da composição das primeiras