2015 LITERATURA Estilo de época II
Profª Edna
2015
ESTILO DE ÉPOCA
Objetivos da aula
Reconhecer a importância do estilo de época no processo de construção de sentidos no texto literário.
Relacionar estilo à construção do ethos
(caráter moral) do enunciador.
CONCEITO
Estilo e imagem de autor
Consideramos estilo o conjunto de procedimentos linguísticos selecionados por quem escreve o texto. Essa seleção cria uma imagem de autor que produz no leitor o efeito de individualidade – singular ou coletiva. Leia o texto a seguir para responder as seguintes questões:
A.Como
o autor vê o casamento?
B.Qual é a imagem de autor que o trecho de O cortiço produz em nós, leitores? O autor parece ser sério? Irônico? Moderado? Exagerado?
Explique.
Leia, analise e responda:
[...] Enriquecera um pouco, é verdade, mas como? a que preço? hipotecando-se a um diabo, que lhe trouxera oitenta contos de réis, mas incalculáveis milhões de desgostos e vergonhas! Arranjara a vida, sim, mas teve de aturar eternamente uma mulher que ele odiava!
E do que afinal lhe aproveitar tudo isso?
Qual era afinal a sua grande existência? Do da casa para o purgatório do trabalho e vice-versa! Invejável sorte, não havia dúvida!
[...]
AZEVEDO, Aluísio. O cortiço. Disponível em:http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/
DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2018>.Acesso em: 3 dez. 2013.
Há a visão pessimista de vida, com base em uma certa concepção de realidade: afinal, há muitos casamentos em que falta respeito e amor entre os cônjuges. Sua visão sobre o mundo é irônica ao afirmar que a vida da personagem, que se resumia em ir “do inferno da casa para o purgatório do trabalho”, era uma sorte invejável. O trecho revela alguns exageros (hipérboles) ao afirmar que a personagem se hipotecara ao diabo trazendo para si “milhões de desgostos e vergonhas”. INDIVIDUALIDADE SINGULAR
Ela existe quando revela a personalidade do autor, seu modo de ver o mundo revelado nas escolhas que faz ao escrever.
INDIVIDUALIDADE