Teóricos da Sociologia
“Ensinando Teologia com qualidade”
TRABALHO DE SOCIOLOGIA
Trabalho apresentado em cumprimento às exigências do Curso de Teologia em nível de Bacharelado do CETEF, na disciplina de Sociologia Geral, Pr. Willian de Jesus, no primeiro período de 2014.
Carlos Eduardo de Oliveira Rosa
Abril de 2014.
SUMÁRIO
introdução 3
2. ÉMILE DURKHEIM 4
3. KARL MARX 9
4. MAX WEBER 13
5. CLAUDE LÉVI- STRAUSS 17
CONCLUSÃO 22
REFERÊNCIAS 23
introdução
2. ÉMILE DURKHEIM
Émile Durkheim foi um dos pensadores que mais contribuiu para a consolidação da Sociologia como ciência empírica e para sua instauração no meio acadêmico, tornando-se o primeiro professor universitário dessa disciplina. As referências necessárias para situar seu pensamento são, por um lado, a Revolução Francesa e a Revolução Industrial e, por outro, o manancial de ideias que, sobre esses mesmos acontecimentos, vinha sendo formado por autores como Saint-Simon e Comte.
Entre os pressupostos constitutivos da atmosfera intelectual da qual se impregnaria a teoria sociológica durkheimiana, cabe salientar a crença de que a humanidade avança no sentido de seu gradual aperfeiçoamento, governada por uma força inexorável: a lei do progresso. Esse princípio, herdado da filosofia iluminista, foi compartilhado por praticamente todos os autores do século 19, embora assumisse conotações particulares na obra de cada um deles.
A velha ordem social, do qual ainda sobreviviam alguns elementos, fora destruído pela revolução que acontecerá em 1789 e que era, portanto, necessário criar um novo sistema científico e moral que se harmonizasse com a ordem industrial emergente. O industrialismo, com sua incontida força de transformação, impunha-se a todos como a marca decisiva da sociedade moderna. Por outro lado, difundia-se a