enfoques teóricos da sociologia da educação
Passo 1: Leia o capítulo 4 do livro-texto e defina, com suas palavras, em até 10 linhas, o que Max Weber apontou como a educação constituída por um caráter institucional, racional e burocrático.
Resposta: A educação, na forma apontada por Max Weber, retrata um modelo imposto onde, o professor que é denominado como o detentor do conhecimento, preocupa-se apenas em repassá-lo, sem se preocupar em considerar os conhecimentos prévios do aluno, sem tentar saber das suas eventuais dificuldades, não dando condições para que mesmo se expresse sobre o tema abordado. Limita-se em cumprir sua agenda e, ao terminá-la, considera seu dever terminado, como se as opiniões e discussões sobre o que foi apresentado em sala de aula não tivessem importância na formação do aluno, não se estabelecendo uma relação carismática entre ambos mas, meramente uma relação de burocracia e disciplina.
Passo 2: Baseie-se na teoria de Max Weber para apresentar como se comporta o professor neste modêlo de escola, baseada no fornecimento educação especializada – burocrática ou de treinamento. Faça um resumo de, no máximo 20 linhas, para apresentar as idéias do autor.
Resposta: Nesse modêlo de escola, o professor assume uma postura ditatorial, na tentativa de fazer prevalecer o conteúdo do que está sendo ensinado, num processo de massificação, que impede que os estudantes tenham uma maior liberdade para a construção do conhecimento, sendo praticamente “treinados” para decorar o que lhes é repassado. Para Max Weber, a não abertura para o diálogo entre profesor e alunos só aumenta o abismo para novas formas de conhecimento, que são a base para uma formação adequada do ser humano. Esse, por estar em constante contato com as evoluções e novidades do mundo que o rodeia fora do ambiente escolar, necessita de oportunidades para questionamentos, para sanar suas dúvidas, intercalando sua ansiedade de saber ao que é