Fundamentos teoricos da sociologia
Fundamentos Teóricos da Sociologia
Docente: Prof. Dr. José Manuel Mendes
Andreia Moreno
2011151713
Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Fundamentos Teóricos da Sociologia, leccionada pelo Professor Doutor José Manuel Mendes.
Jean- Jacques Rousseau, nasceu na cidade de Genebra (em 1712 e morreu em 1778). É considerado um importante filósofo, escritor suíço, um teórico político, compositor e autodidacta. Foi um dos principais filósofos do iluminismo francês e também um percursor do romantismo do século XVIII.
“O Discurso sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens” é uma continuação do “Discurso sobre as ciências e as artes” obra com a qual alcançou o primeiro prémio na Academia de Dijon. Uma vez que a obra “O Discurso sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens” era mais moderna e progressista, Rousseau decidiu concorrer, novamente, à Academia de Dijon, contudo não obteve nenhum prémio.
É nesta obra, que o princípio de Rousseau, de que o homem é bom e a sociedade o corrompe, se encontra bem demonstrado. Esta obra está dividida em três partes: a primeira é a dedicatória; a segunda é o prefácio e a terceira é o discurso propriamente dito (esta subdivide-se em duas partes).
A dedicatória, intitula-se “Á República de Genebra”, é a parte dirigida a todos os cidadãos de Genebra, e é onde Rousseau presta uma homenagem à sua pátria, dando uma imagem mais próxima do que pode ser um Estado, incitando a todos que o conservem.
No prefácio, Rousseau refere que as desigualdades entre os homens surgiram com o aparecimento da sociedade, e que para ultrapassar essas desigualdades é preciso voltar ao “homem natural” e ao princípio da sua “lei natural”.
No que diz respeito ao discurso, o autor fala da existência de dois tipos de desigualdades: a natural ou física e a moral ou politica. Ele fala