Mundos Atualizados
Demanda (ou procura) é a quantidade de determinado bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir, num dado período, dada sua renda, seus gastos e o preço de mercado.
Assim, representa um desejo, um plano. Representa o máximo a que o consumidor pode aspirar dada sua renda e os preços no mercado.
Desse modo, a curva de demanda indica quanto o consumidor pode adquirir, dadas várias alternativas de preços de um bem ou serviço. Indica que, se o preço for R$2,00, ele pode consumir dada sua renda, 10 unidades; se o preço for R$3,00, ele pode consumir 8 unidades, e assim por diante. Nesse sentido, a demanda não representa a compra efetiva, mas a intenção de comprar, a dados preços.
A demanda é um fluxo, porque é definida para determinado período de tempo (semana, mês, ano).
Os fundamentos da análise da demanda ou procura estão alicerçados no conceito subjetivo de utilidade. A utilidade representa o grau de satisfação ou bem-estar que os consumidores atribuem a bens e serviços que podem adquirir no mercado.
Fundamentos de Sociologia
Introdução
1.1 A sociologia como uma ciência dinâmica.
A palavra sociologia é uma palavra composta por dois conceitos: logia, que é um termo grego e que significa estudo, conhecimento ou ciência, e o termo socio, que vem do latim e significa sociedade, grupo, coletividade. Portanto, sociologia, etimologicamente, significa estudo da sociedade, ou como dizemos, comumente, sociologia é a ciência da sociedade. No entanto, não devemos nos restringir apenas a esta definição, dado que a mesma não esgota todo o sentido da sociologia. Ou seja, devemos tomá-la apenas como uma primeira aproximação em relação ao conceito, mas que não traduz toda a riqueza e a complexidade do que seja esta “ciência da sociedade”. Em primeiro lugar porque, sociedade, é algo que tem que ser explicado pela sociologia, mas a sociologia tem diversas formas de explicar a sociedade, não havendo,portanto, apenas “uma sociologia”, mas sociologias, ou