Texturas
Introdução
A tinta é, sem dúvida alguma, uma das ferramentas de comunicação mais antigas criadas pelo homem, servindo também para embelezar, proteger ou mesmo camuflar pessoas, casas e pequenos objetos.
Origem da tinta.
As tintas eram feitas com elementos naturais como: carvão, algumas plantas e o ocre (barro vermelho muito macio que se desfaz facilmente). A história do uso das cores e da pintura se confunde com a própria história da humanidade. O ser humano da pré-história, possuidor de limitados recursos verbais para transmitir suas experiências, viu-se obrigado a desenvolver alternativas que completassem a sua comunicação
O que é tinta?
Tinta é uma mistura que quando aplicada sobre uma superfície forma um filme, ou seja, uma fina camada de material que recobre a região onde foi depositada. As tintas nada mais são do que uma mistura de resinas , diluentes , aditivos e pigmentos. Elas são utilizadas normalmente para embelezar e ou proteger superfícies contra oxidação por exemplo.
Componentes que formam as tintas.
Resina
É chamada de resina a parte encarregada de “carregar” os pigmentos, aditivos e solventes.
Ela se torna sólida conforme o solvente contido nela se evapora. É ela que determina os tipos de aplicação da tinta, se é em áreas internas, externas, molhadas, etc.
Pigmento
São pequenas partículas sólidas aglomeradas pela resina, que servem para dar cor. Podem servir também para diminuir o brilho e aumentar a consistência, por exemplo.
Aditivos
São componentes que servem para ajudar durante o processo de secagem da tinta e torna-la aplicável à superfície que deseja recobrir.
Solventes
Serve para diluir a tinta, torná-la fluida. Está relacionado diretamente com o tempo de secagem da tinta e com sua viscosidade. Os solventes mais conhecidos são a água, aguarrás, thinner e querosene. Normalmente a Água é usada para diluir as tintas Latéx PVC e Acrílica, já a aguarrás para diluir a tinta