Combustíveis e Energia
Qualquer corpo cuja combinação química com outro seja exotérmica é considerado um combustível.
Podemos classificar um combustível de acordo com o seu estado físico, podendo ser sólido, líquido ou gasoso.
1) Sólidos
Entre os combustíveis sólidos, temos os minerais como lenha, serragem, bagaço de cana.
Para ser usado, o combustível sólido deve estar sob forma de pó muito fino, o grande problema desse combustível, é a inaceitável erosão provocada nos pistões, válvulas, cilindros, etc. Isso acontece porque os produtos da combustão contêm partes muito duras, que ao depositarem nestes órgãos, causam esses inconvenientes.
2) Líquidos
Podem ser minerais ou não minerais. Os minerais são obtidos pela refinação do petróleo, destilação do xisto betuminoso ou hidrogenação do carvão: os mais usados são a gasolina (C8H18), o óleo diesel (C8H17) e o óleo combustível. Os combustíveis líquidos não minerais são
os alcoóis (metílico e o etílico) e os óleos vegetais (C, H2, O2 e N2).
3) Gasosos
São combustíveis que formam com o ar uma mistura mais homogênea, essa característica contribui para uma melhor distribuição nos cilindros, aumentando o rendimento do motor. Aumenta também a facilidade da partida a frio do motor, o gás natural é um exemplo de combustível gasoso.
Energia
O ser humano necessita de energia para tudo que faz, desde impulsionar o sangue para todas as partes de seu corpo, até fazer com que uma lâmpada se acenda ou que um automóvel se locomova. Mas como obter tal energia?
Para o funcionamento do corpo utilizamos a energia dos alimentos.
A energia solar, eólica, hidroelétrica o biocombustíveis são chamadas de energias renováveis, pois os raios solares e ventos são produzidos constantemente, a água que é utilizada para mover uma turbina em uma hidroelétrica pode ser renovada pela chuva que enche novamente o reservatório, e a cana-de-açúcar utilizada para produzir álcool pode ser plantada novamente. Já o