Energias e combustiveis
A revolução industrial é outro assunto que é tratado neste trabalho, porque foi o carvão que neste processo permitiu o desenvolvimento das máquinas e dos transportes.
São referidas duas crises, a crise de energia e a crise do petróleo que está relacionada com a OPEP, que é a Organização dos Países Exportadores de Petróleo.
Actualmente, devido ao petróleo ocorrem conflitos ambientais e de guerra. As guerras provocam o aumento do preço do petróleo e alguns problemas ambientais como o aquecimento global.
Combustíveis fósseis: carvão, petróleo e gás natural
Os combustíveis fósseis são um grupo de substâncias formadas por compostos de carbono usados para alimentar a combustão. Estes resultam de um processo muito lento de decomposição das plantas e dos animais, ou seja, da matéria orgânica. O processo de decomposição da matéria orgânica demora milhares de anos pelo que não são renováveis ao longo de uma escala de tempo humana, apesar de o serem ao longo de uma escala de tempo geológica. Os combustíveis fósseis são o carvão, o petróleo e o gás natural. Estes recursos são finitos o que, pela sua grande utilização a nível mundial, fará com que se esgotem daqui a alguns anos e estamos demasiado dependentes deles a nível energético. O petróleo, por exemplo, é muito utilizado na produção de gasolina e gasóleo que se obtém pela destilação fracionada deste combustível fóssil. A gasolina e o gasóleo, são muito utilizados nos automóveis e máquinas que necessitem um combustível para trabalhar.
O carvão é utilizado nas centrais termoelétricas para a produção de energia elétrica. O gás natural também pode ser utilizado nas centrais termoelétricas, sendo que é mais comum o uso doméstico. A Central Termoelétrica do Pego, em Portugal, funciona a carvão e está a desenvolver uma