Desmatamento,reflorestamento,energia e combustivel
A energia é tudo o que produz ou pode produzir ação, podendo por isso tomar as mais variadas formas: Energia mecânica, calorífica, gravítica, elétrica, química, magnética, radiante, nuclear, etc. É tudo energias.
A energia não se cria nem se destrói apenas se transforma, da qual o homem pode aproveitar e extrair da natureza e sem a qual não consegue viver. Durante muito tempo só o ouro e as pedras preciosas eram considerados riqueza, hoje são os recursos energéticos que determinam a riqueza dos países, mas o consumo de energias foi tão devastador, que aumentará cerca de 46% ,que levará á sua existência apenas algumas dezenas de anos. Presentemente 85% de energia gasta em todo o mundo provêm do petróleo e do carvão.
Tudo o que acontece à nossa volta é provocado pela energia. Olhamos por uma janela. Se for de dia, o sol dá-nos luz e calor; se for de noite, as lâmpadas usam a energia elétrica para produzir luz. O carro que nos leva para a escola, para casa ou para o emprego é abastecido com gasolina, um derivado do petróleo. Os alimentos que comemos constituem energia que usamos para as nossas tarefas diárias. Como podemos ver a energia faz com que tudo aconteça.
Combustíveis
Um combustível é qualquer substância que reage com o oxigênio (ou outro comburente) liberando energia, usualmente de modo vigoroso, na forma de calor, chamas e gases. Supõe a liberação da energia nele contida em forma de energia potencial a uma forma utilizável. Em geral se trata de algo susceptível de combustão mas há exceções que se explicam a seguir.
Combustíveis sintéticos - são aqueles quimicamente formados por processos antropogênicos. Ou seja, a sintetização de combustíveis envolve reforma química, com o objetivo de gerar outros combustíveis, mais adequados ao abastecimento de processos industriais e motores de combustão interna, por exemplo. Isto se deve ao menor teor de impurezas e características físicas que tornam tecnologicamente mais fácil, rápida e limpa a