Textos
Desenvolvimento Psíquico da criança no primeiro ano
1. O Recém Nascido
Quando uma criança nasce ela passa por uma enorme perturbação orgânica e especialmente nervosa de uma hora para outra, entrando em um ambiente cheio de estímulos ao qual será transformado em um indivíduo racional.
Após o nascimento entram em ação os reflexos: proteção, orientação, sucção, preensão, impulso etc.
Reflexos Protetores: eliminam ou reduzem o efeito de um estímulo.
Reflexos de Orientação: ao tocar os lábios ou as bochechas de um bebê com fome ela move a cabeça em direção ao estimulo e abre a boca.
Reflexos de Sucção: começa imediatamente a chupar o objeto introduzido em sua boca.
Reflexo de Preensão: ao tocar a palma da mão o bebê tenta agarrar.
Reflexo de Impulso: ao tocar a sola do pé.
Portanto a maioria dos reflexos é indispensável para a adaptação da criança às novas condições de vida.
Podemos citar também os reflexos de preensão- contração da mão e o reflexo de arrastar-se- apoio das solas dos pés para movimentar-se.
Mover-se e relacionar-se com os adultos é à base do desenvolvimento psíquico da criança.
O aparelho auditivo e visual começa a funcionar desde o primeiro dia, sendo ainda imperfeitos, porem o bebe reage a sons agudos e ao foco de luz próximo. A visão e audição são desenvolvidas mais rapidamente do que os movimentos do corpo. Para a maturação do cérebro do bebê é indispensável o exercício dos sentidos.
O primeiro choro vem como expressão de emoção negativa. O bebê chora quando responde às sensações desagradáveis relacionadas às suas necessidades: fome, calor, fralda molhada, sono, etc.
Já o sorriso é uma expressão de emoção positiva, expressa no final do primeiro mês de vida e inicio do segundo mês. Essas manifestações podem ocorrer com estímulo de um objeto ou adulto.
Podemos deduzir que para o surgimento de uma emoção positiva não é suficiente satisfazer as necessidades orgânicas da criança e sim proporcionar sensações prazerosas-