textos humoristicos
Textos Humorísticos
Integrantes do grupo:
Turma: far1
Professora: Albaniza.
Introdução:
Torna-se de fundamental importância que, antes de delinearmos nossos objetivos rumo ao conhecimento das particularidades linguísticas que norteiam a modalidade em questão, entendamos que a interlocução de um texto somente é efetivada quando há a interação entre emissor x receptor.
Tal interação parte do princípio de que todo texto se perfaz por uma finalidade discursiva e, para tanto, faz-se necessário que o emissor a desvende de maneira plausível, interpretando adequadamente a ideia que ora se deseja transmitir, compreendendo todo o jogo que se instaura por meio das palavras, identificando todas as conotações presentes, enfim, interpretando os efeitos de sentido instituídos pelo emissor a partir de um contexto.
Desenvolvimento:
Dentre a enorme diversidade de textos que compõem o “universo” linguístico, figuram-se os textos cuja finalidade é despertar o humor por parte do interlocutor.
Entretanto, em determinados contextos, esse humor não é explicitado levando-se em consideração o seu sentido literal. Há ocorrências em que ele é retratado com o objetivo de suscitar uma crítica, principalmente a determinadas situações ligadas ao cotidiano da política. Como é o caso dos cartuns e das charges.
Para interpretá-los é necessário que o leitor tenha um conhecimento de mundo mais abrangente e dos assuntos polêmicos que permeiam a sociedade como um todo.
Vejamos alguns exemplos que representam a modalidade em discussão:
Piada - Representam uma sequência de ações cujo desfecho baseia-se na comicidade: anedota: é uma breve historia, de final engraçado e às vezes surpreendente, cujo objetivo é provocar risos ou gargalhadas em quem ouve ou lê. É um recurso humorísticos utilizado na comedia e