Charge Tirinha e Cartoon
A Charge é um tipo de ilustração que na maioria das vezes apresenta um discurso humorístico, geralmente estão presentes em Jornais e Revistas. Os desenhos são feitos por cartunistas que captam as diversas situações do cotidiano, com críticas, geralmente com tons de ironia. As charges geralmente usam linguagem verbal e não verbal.
Linguagem verbal é o uso da escrita da fala como meio de comunicação, a comunicação é realizada por meio de palavras, através de um cartaz, texto, anúncios, propagandas entre outros.
FIGURA 1: Charge do autor Tacho – exemplo de linguagem verbal e não verbal
Linguagem não verbal é o uso de imagens, desenhos, figuras, símbolos, dança, música, tom de voz e também gestos como meio de comunicação.
FIGURA 2: Exemplo de imagem não verbal, uma indicativa de “silêncio”.
Disponível em: http://www.brasilescola.com/redacao/linguagem.htm
As charges não são apenas textos engraçados e inocente, ela é gênero textual grandioso, que crítica personalidades, sociedade, política, entre outros. Seu principal objetivo é estabelecer uma opinião crítica através de elementos visuais influenciando o leitor ideologicamente.
1.1 Glauco
Glauco Vilas Boas é um dos principais chargistas brasileiros, era um cartunista da Folha de São Paulo, nasceu em Jandaia, uma cidade no estado do Paraná, faleceu aos 53 anos, em 2010. As charges de Glauco possuem traços artísticos muito peculiar, seus personagens na maioria são hilários.
FIGURA 3: Amor a primeira vista, Glauco, Folha de SP.
Disponível em: http://www.abi.org.br/glauco-vilas-boas-o-cronista-da-neurose-humana/
2 TIRINHAS
As tirinhas são pequenas sequencias de ilustrações que contam a história de uma maneira rápida e eficiente. Esse gênero textual apresenta geralmente um tom humorístico, e satíricas, de cunho social ou político, religiosas, ou até mesmo eróticas.
Um dos pioneiros na criação da tira foi o americano Bud Fisher, autor da tira Mutt e Jeff, segue em abaixo a tirinha Mutt e Jeff: