Textos Epistolares
Nomes: Kátia Molinari Esdras Batista
Turma: IV C
CAPÍTULO 5
TEXTOS EPISTOLARES
No Capítulo cinco, será tratado e descrito sobre Textos Epistolares, suas peculiaridades e características predominantes.
Texto epistolar se refere especificamente a um diálogo escrito entre duas ou mais pessoas, o autor Sobrinho (1978 p163) o conceitua dizendo que “o estilo epistolar se refere à redação de cartas”, contudo outros pesquisadores como Kaufman & Rodriguez (1995 p 37) expande um pouco mais esse olhar e afirma que “os textos epistolares procuram estabelecer uma comunicação por escrito com um destinatário ausente, identificado no texto através do cabeçalho”. Esse tipo textual pode se subdividir em vários gêneros, como por exemplo, a carta, o convite, o bilhete, o e-mail, etc. Todo texto que seja especificamente usado para comunicação entre as pessoas, servem ainda de documento comprobatório de uma decisão entre as partes. É um estilo de texto exige clareza, naturalidade e comedimento em sua escrita.
5.1 CARTÃO
Para o autor Costa (2009,p.56) este formato de texto pode se retratar como suporte ou como gênero caracterizando-se principalmente pela disposição dos dados no papel e pela forma resumida desses dados, quando relata que “como suporte, trata-se de um pequeno pedaço de papel ou plástico, que é usado para diversas finalidades, recebendo nomes específicos. Como gênero, caracteriza-se por ser um texto sucinto de dados pessoais do usuário e/ou empresa que o emite.” Pode-se contar com uma variedade de cartões, como por exemplo, os cartões de congratulações, os de visita, os de crédito, de ônibus, telefônico, enfim, são múltiplas as opções, cada um com uma função específica.
Observe o exemplo abaixo fotografado pelos autores:
Foto de: Molinari, Kátia.Belo Horizonte ( set, 2012)
Neste caso específico vemos um tipo de cartão comercial, percebe-se que sua função de linguagem predominante é a apelativa, pois