TEXTOS DISSERTATIVOS
TEXTO DISSERTATIVO
“A Ação Penal nº. 470 (popularmente conhecida como o julgamento do mensalão) e seus reflexos na luta contra a impunidade no Brasil”.
Em um país desgastado pelas inúmeras injustiças sociais, econômicas e políticas, os brasileiros acreditavam em mudanças extraordinariamente positivas seriam trazidas pelo novo governo do Brasil, agora presidido por Luís Inácio Lula da Silva (PT - Partido dos Trabalhadores). Ele era o eleito do povo, no qual todos depositaram suas esperanças. E foi nesse cenário de “romance” que surge um dos maiores escândalos da esfera política, o denominado mensalão. Assim ficou conhecido e popularizado o esquema de compra de votos de parlamentares, deflagrado no primeiro mandato do então presidente.
O esquema foi escancarado pelo deputado federal Roberto Jefferson (PTB – RJ), em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, no início de junho de 2005. Ele era acusado de envolvimento em processos de licitações fraudulentas, praticadas por funcionários da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), ligados ao PTB, partido do qual ele era presidente. Com objetivo de tirar de foco as acusações que vinha sofrendo e a instalação de uma CPI para apurar o caso dos Correios, decidiu denunciar aquele que seria um dos maiores casos de corrupção parlamentar.
Segundo ele, deputados da base aliada do PT recebiam uma “mesada” de R$ 30 mil para votarem segundo as orientações do governo. Estes parlamentares, os “mensaleiros”, seriam do PL (Partido Liberal), PP (Partido Progressista), PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro) e do próprio PTB (Partido Trabalhista Brasileiro). Um núcleo seria responsável pela compra dos votos e também pelo suborno por meio de cargos em empresas públicas.
Foi apontado como chefe do esquema fraudulento, José Dirceu, na época Ministro Chefe da Casa Civil. O responsável pelo pagamento era o tesoureiro do PT, Delúbio Soares. Com esse dinheiro o grupo também saldava