A análise funcional do comportamento verbal em Verbal Behavior (1957) de B. F. Skinner
(1957) de B. F. Skinner
04
PASSOS, M. L. R. F. (2003) A análise funcional do comportamento verbal em Verbal Behavior (1957) de B. F. Skinner. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, vol. 5 n. 2, 195-213.
Segundo Passos, o mérito de Skinner em Verbal Behavior (1957) reside em que sua estratégia de orientação claramente reducionista não resulta em simplificação indevida do objeto de estudo, pelo contrario, permitem analisar questões com um grau de notável relevância e complexidade.
O conceito de comportamento verbal
Segundo Skinner (1957/1992), o comportamento verbal é comportamento operante, agindo sobre o ambiente e sofrendo as conseqüências da alteração que provoca nele.
A função do comportamento verbal na vida humana
A função do comportamento verbal relaciona-se à vida do homem em sociedade. Para Skinner
(1981/1984), as culturas se modificam porque alguma prática (por exemplo, a construção de uma ferramenta, uma técnica de ensino, etc.), originalmente surgida no comportamento de um indivíduo, torna o grupo mais capaz de resolver seus problemas.
A análise funcional do comportamento verbal
A análise funcional do comportamento verbal procura as variáveis independentes que controlam o comportamento verbal no ambiente do organismo que se comporta verbalmente, estudando o comportamento verbal do falante e ouvinte concretos, individuais, num ambiente específico e conhecido. A seleção pelas consequências
Podemos dizer que a teoria da evolução se ocupa da lenta e gradual modificação sofrida pelas espécies ao longo do tempo.
O condicionamento operante atua no nível ontogenético, descrevendo o surgimento de novos operantes e suas freqüências relativas no repertório comportamental do organismo, é estudado pela psicologia e é também um tipo de seleção por conseqüências. A suscetibilidade do organismo ao condicionamento operante é estabelecida na seleção natural e é