Textos dissertativos
Índice Introdução 3 Textos dissertativos 3 Tipos de argumentações 3 Estrutura 4 Linguagem 4 Conclusão 5 Critérios de Anulação: 5 Critérios de Correção: 5 Fontes 6 Anexos 7
Introdução
Dissertar é um ato que desenvolvemos todos os dias, quando procuramos justificativas, estamos preocupados e/ou defendemos nossos pontos de vista em relação aos acontecimentos que nos cercam.
Em suma, dissertação implica em discussão de ideias, argumentação, raciocínio, organização de pensamento, defesa de pontos de vista, descoberta de soluções. Significa refletir sobre nós mesmos ou sobre o mundo que nos cerca.
O texto dissertativo é aquele que expressa uma tese sobre determinado assunto, apoiada em dados, fatos, fundamentações; enfim em argumentos que comprovem sua tese.
Textos dissertativos
Existem dois tipos de textos dissertativos: o expositivo explicativo e o argumentativo. * Expositivo Explicativo – objetiva expor, explicar ou interpretar ideias. Os gêneros predominantes são: capítulos de livros didáticos, verbetes de dicionários e enciclopédias. * Argumentativo – objetiva expor um ponto de vista, opinando ou persuadindo. Os gêneros predominantes são: editorial, artigos, críticas, monografia e teses.
Tipos de argumentações
Argumento com base em citação: citar uma frase ou pensamento de uma autoridade ou especialista no assunto. Isto dá credibilidade ao texto, fornece informações a respeito dos trabalhos desenvolvidos na área de pesquisa e exemplos de pontos de vista semelhantes ou divergentes sobre o assunto objeto de sua pesquisa. * Citação direta: é a transcrição ou a cópia, no corpo do seu trabalho, de um texto, um parágrafo, uma frase ou uma expressão, usando exatamente as mesmas palavras