texto
As universidades se originaram na Idade Média e desde essa origem até hoje desempenham um papel importante no desenvolvimento cultural, mas antes o significado de universidade era diferente do de hoje em dia que se refere a instituição, mas sim referia-se a qualquer assembléia corporativa, podia ser de sapateiros, de marceneiros, etc... No caso específico do texto se refere a "Universidade de Mestres e estudantes" que tinha uma essencia burguesa, preocupada com subir de classe.
A universidade querendo atender as vontades da sociedade procurava ampliar os estudos em filosofia, medicina, teologia e leis, pois a sociedade no século XII se tornava cada vez mais complexa.
Assim certos mestres surgiram, que eram em geral clérigos ( ou seja do cléro), não eram ordenados, e se instalam nas escolas que existiam, mas aos pouco criavam uma independencia e trocavam de cidade, alguns conseguiam atrair muitos alunos, o mais lembrado foi Pedro Abelardo (1079-1142).
Com o tempo surgiu a necessidade de se manter uma certa organização, e assim foram colocadas algumas regras e privilégios, assim como outras corporações exigia provas para se conseguir títulos, de bacharel, lincentiatura e doutor. A universidade mais antiga talvez seja uma na Itália que é a universidade de Salermo, onde era oferecido o curso de medicina, outras que se destacarm nos séculos seguintes foram as de: Bolonha (Italia) que ofericia curso de direito, a universidade de Cambridge e Oxford na Inglaterra que ofereciam os cursos de matemática e astronomia, ao longo da Idade Média mais de oitenta unversidades foram fundadas na Europa Ocidental. Conforme a importancia das universidades aumentava, também se aumentava interesse da igreja e dos reis, que disputavam o controle das universidades.
As universidades se transformou com o tempo um ambiente que estimulava o aparecimento de idéias, a Igreja passou a ser de fato