Mesopotâmia
Localização Geográfica
A Mesopotâmia era uma região que se localizava entre os rios Tigre e Eufrates no continente asiático (Oriente Médio), onde atualmente encontra-se o Iraque. Este fato deu origem ao seu nome, que significa “terra entre rios”. A Mesopotâmia fazia parte de uma grande região conhecida como “Crescente Fértil”, pois era a região mais fértil do mundo antigo, juntamente com Egito, Palestina, Fenícia dentre outras civilizações que se desenvolveram as margens de rios.
(FOTO 1)
Hoje, na região da Mesopotâmia estão compreendidos os países:
Turquia;
Síria ;
Iraque.
Organização Social
Sua organização social formava uma pirâmide que tinha no topo os membros da família real, nobres, sacerdotes e militares. A base era composta por artesões, camponeses e escravos. (FOTO 2)
Organização Política
Politicamente, houve cidades-Estado (sumérios) e impérios (acádios, babilônios, assírios e neobabilônicos)... Além disso, o modelo político era geralmente uma teocracia, onde o governante também era líder espiritual ou seguia a cartilha dos sacerdotes, já que era bem mais fácil governar através da ideologia religiosa do que simplesmente pelo temor das armas.
Teocracia, na qual o Governante é visto como representante dos Deuses.
Cidade-estado e impérios;
Economia
Agricultura (possível pela proximidade dos rios, é claro!);
Pecuária (extensiva);
Comércio (Inicialmente, praticava-se o escambo. Com o passar do tempo, adotou-se o dinheiro como moeda de troca);
Servidão coletiva (Sustentação dos reinos mesopotâmicos. A servidão coletiva era obrigatória a todos os súditos que habitavam as terras do Estado. Em troca de ter um lugar para plantar, os homens eram obrigados a pagar impostos com produtos – geralmente, parte do que plantavam – ou serviços – nas obras públicas de construção de canas de irrigação e diques).
Civilizações
Varias civilizações surgiram na Mesopotâmia, como os Sumérios, Acádios, Babilônios, Caldeus, Assírios,